Receita de Nhoque da fortuna

Você conhece a tradição do nhoque da fortuna? Simpatia famosa no Brasil, ela garante que, quem comer em pé as sete primeiras unidades de um nhoque no dia 29, pode fazer um pedido para cada massa ingerida. E não podemos nos esquecer da nota ou moeda, de qualquer valor, que deve estar embaixo do prato. Mas, afinal, de onde surgiu esse hábito?

A lenda diz que tudo começou também em um dia 29, durante o século IV. Um santo cristão chamado São Pantaleão vagava faminto por um vilarejo italiano a procura de um quente e gostoso prato de comida.

Camuflado de andarilho, Pantaleão bateu na porta de uma das casas pedindo alimento. A família deixou o estranho entrar, mesmo desconfiada do sujeito e tendo pouca quantidade de comida para oferecer. A refeição rendeu exatas 7 unidades de nhoque para cada um dos presentes na mesa. Em troca da gentileza, o santo deixou uma lembrança aos anfitriões. Ao recolher os pratos, a família se deu conta da presença de muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.

Aproveite a sorte e se delicie:

Nhoque da fortuna

Ingredientes para o nhoque:
2 kg de batatas do tipo Asterix (ou rosada)
Mais ou menos 2 xícaras de (chá) de farinha de trigo
Sal

Modo de preparo do nhoque:
Cozinhe as batatas na água até que estejam macias , escorra e esprema-as (ainda quentes).
Deixe esfriar um pouco. Tempere com sal a gosto. Acrescente a farinha aos poucos, amassando sempre, até obter uma massa que não grude nas mãos. Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte em pedaços de mais ou menos 2 cm.
Em uma panela grande, esquente 3 litros de água e assim que começar a ferver coloque os nhoques, aos poucos, para cozinhar. Assim que os nhoques subirem à superfície, retire-os da panela com uma escumadeira.
Coloque água fria em uma bacia e dentro dela coloque um escorredor, coloque os nhoques cozidos no escorredor para dar um choque térmico.
Escorra bem e coloque em um refratário.

Ingredientes para o molho a bolonhesa:
500 g de carne moída
2 dentes de alho
½ cebola picada
1 tomate picado
2 caixas de molho de tomate
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (sopa) de azeitonas verdes fatiadas
Salsinha a gosto

Sal a gosto
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo do molho:

Refogue o alho e a cebola, junte o tomate,mexa e acrescente a carne moída.
Deixe cozinhar bem e junte o molho de tomate.
Cozinhe por mais 5 minutos, desligue o fogo e acrescente a salsinha.
Despeje o molho por cima do nhoque e polvilhe queijo ralado.
Leve ao forno para gratinar.

 

Tempo de preparo: 1h30

Rendimento: 8 porções

 

Foto: Marcio Monteiro / Kibakana.com