Receita de Colomba Pascal

A Colomba pascal, um pão doce em forma de pomba, é um símbolo cristão. A forma de pomba era utilizada muito frequentemente nos antigos sacrários onde se reservava a Eucaristia. O símbolo eucarístico se converteu logo no pão doce que costuma ser compartilhado, em alguns países europeus – especialmente na Itália – no café da manhã de Páscoa e da “Pasquetta”, a segunda-feira após o Domingo de Páscoa. O bolo simboliza a vinda do Espírito Santo em nosso lar.

Aqui no Brasil a Colomba Pascal também já é tradição nas manhãs de Páscoa! Enfeitada com nossas frutas, chocolate e amêndoas fica ainda mais linda e deliciosa! Busque as opções de Colomba aqui no Hortisabor ou faça a receita:

Colomba Pascal

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite morno
2 ovos
Suco de 1 laranja
Raspas de 1 limão
600g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
2 tabletes de fermento para pão
4 colheres (sopa) de açúcar
300g de frutas cristalizadas
Cobertura:
400g de chocolate meio amargo (derretido)
100g de amêndoas laminadas (douradas em forno)

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, menos as frutas cristalizadas em uma batedeira com gancho próprio para massa ou sove manualmente até ficar lisa e homogênea. Acrescente as frutas cristalizadas. Divida a massa em duas partes e molde como se fosse uma cruz, em forma de pomba estilizada. Deixe a massa crescer por 2 horas. Depois leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e cubra com o chocolate derretido e as amêndoas laminadas.

Rendimento: 2 colombas de 600g
Tempo de preparo: 3h20
#pascoa #receita #colombapascal #tradicaodepascoa #chocolate #felizpascoa #amendoas #frutascristalizadas #frutas #saudavel #vidasaudavel #alimentacaosaudavel #nutricao #hortisabor #bosquemaia #vilamariana #itaimbibi #guarulhos #saopaulo #sp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *