Receita de torta deliciosa de bacalhau

Compre o bacalhau já dessalgado no Hortisabor e arrase preparando essa receita.

Torta deliciosa de bacalhau

Ingredientes
Massa:
500g de farinha de trigo
200g de margarina
100g de creme de leite
1 e 1/2 colheres (chá) de sal
1 ovo de tamanho médio inteiro
Água fria o quanto baste, para dar o ponto
(1/4 de xícara de chá)
Farinha para polvilhar a mesa
1 gema de ovo para pincelar

Preparo da massa:
Coloque a farinha em uma tigela. Junte o sal, a manteiga o creme de leite e misture tudo. Acrescente o ovo e misture inicialmente com um garfo e depois com as pontas dos dedos. Adicione a água, aos poucos, até que a massa fique lisa, mas não a manipule demais. Faça uma bola com a massa, ponha-a num saco plástico ou envolva-a em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.

Recheio:
500g de bacalhau dessalgado e desfiado
1 cebola picada
2 dentes de alho socados
3 colheres (sopa) de óleo de cozinha
1/2 xícara de cheiro-verde bem picadinho
1/4 de xícara de pimentão vermelho picado
2 xícaras (chá) de leite
1 e 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
Sal a gosto

Preparo do recheio:
Refogue a cebola e o alho no óleo, até que comecem a dourar. Junte o bacalhau e o sal e continue a refogar tudo, se for preciso, vá acrescentado um pouquinho de água, para que o bacalhau vá cozinhando (leva uns 6/7 minutos). Enquanto isso, dissolva a farinha no leite. Depois que o bacalhau cozinhar, acrescente a mistura de leite e farinha. Deixe que esta mistura cozinhe por uns dois minutos. Junte o pimentão e o cheiro-verde e, por fim, com o fogo já desligado, acrescente o creme de leite. Misture tudo, deixe que esfrie e use-o para rechear a torta.

Montagem:
Abra a massa e cubra com 2/3 dela, o fundo e as laterais de uma forma baixa para torta, com fundo removível e previamente untada com manteiga.
Distribua o recheio sobre a massa e então estenda o restante da massa para fazer a cobertura da torta. Aplique a cobertura, pressionando as bordas para que a massa da cobertura junte com a lateral da torta. Pincele a cobertura com gema de ovo. Leve a torta ao forno médio (180ºC) por uns quarenta minutos ou até dourar. Se desejar, separe um pouco da massa estendida e corte-a com cortadores, para decorar a torta, antes de levá-la ao forno.

 

Foto: Marcio Monteiro/ Kibakana.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *